segunda-feira, 17 de abril de 2017

Grandes Dias do Século XX - DVD-R


Up by: Ferrari
Gênero: Documentário
Ano de lançamento: 1984
Áudio: inglês + legendas
Duração: variados
Tamanhos: variados
Extensão: VOB
Sinopse: Mais completa série de documentários sobre a História contemporânea já lançada em DVD. A coleção “Grandes Dias Do Século XX” apresenta a crônica da Era dos Extremos em 12 volumes. Todos os episódios mesclam rigorosa pesquisa histórica com as mais modernas técnicas de edição. Narrativas claras, recursos sonoros sofisticados e imagens raras de época tornam a coleção uma rica memória visual do nosso tempo.
Episódio 01: Primeira Guerra Mundial
Duração: 51 min (Aproximadamente)
Tamanho: 2.32 GB
Sinopse: O século XX começou de forma trágica. Em 1914, as potências europeias se lançaram em um enfrentamento que plantou as sementes de todos os grandes conflitos posteriores. Oficialmente, o estopim da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro, mas vários outros fatores contribuíram para desencadear o conflito que matou mais de 10 milhões de pessoas. O episódio analisa antecedentes e interesses econômicos que levaram ao embate inaugural da Era dos Extremos.
Episódio 02: Revolução Russa
Duração: 54 min (Aproximadamente)
Tamanho: 2.42 GB
Sinopse: No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada, dependente da agricultura. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, e mesmo assim pagavam altos impostos para manter a monarquia absolutista do Czar Nicolau II, que só conseguia se manter à base de muita violência. A formação de conselhos de trabalhadores, os sovietes, foi o sinal de que aquele sistema estava com os dias contados. A revolução foi uma questão de tempo, e a formação de uma República Socialista, inevitável.
Episódio 03: Ditadores - Ascensão do Fascismo
Duração: 55 min (Aproximadamente)
Tamanho: 2.47 GB
Sinopse: A primeira experiência fascista ocorreu na Itália, logo após o término da Primeira Guerra Mundial. Em Milão, em 1919, Benito Mussolini, ex-militante socialista, criou os “Fasci”, grupos de fervorosos nacionalistas que faziam uso sistemático da violência para defender seus valores e enfraquecer o Estado e a democracia no país. No mesmo ano, na Alemanha, ficava clara a incapacidade da República de Weimar de dar respostas a uma profunda crise socioeconômica e à humilhação sofrida pelo país na guerra. Esse contexto abriu espaço para que Adolf Hitler colocasse em prática sua filosofia política: impor a superioridade da “raça ariana” ao mundo e expandir o poder alemão. O caminho para chegar a seus objetivos? A guerra total.
Episódio 04: Guerra Civil Espanhola - Prelúdio De Uma Tragédia
Duração: 58 min (Aproximadamente)
Tamanho: 3.20 GB
Sinopse: Em fevereiro de 1936, a Frente Popular, uma coalizão de esquerda, ganha as eleições na Espanha. A oposição conservadora se organiza em torno da Falange. Graças ao ímpeto do jovem primo de Rivera. Em 18 de julho daquele mesmo ano, o general Francisco Franco lidera um levante militar que lança o país em uma sangrenta guerra civil. A Espanha fica dividida por três anos. As democracias ocidentais permanecem passiva, mas os nazistas alemães e os fascistas italianos apoiam Francisco incondicionalmente, em um ensaio do que viria a ser a Segunda Guerra Mundial.
Episódio 05:  Segunda Guerra Mundial (Partes 1 e 2)
Duração: 101 min (Aproximadamente)
Tamanho: 4.02 GB
Sinopse: Os sobreviventes da Primeira Guerra Mundial juraram que aquela havia sido “A Guerra para acabar com todas as guerras”. Vinte anos depois, no entanto, Adolf Hitler armou um segundo conflito, inicialmente envolvendo países europeus, depois o mundo. As potências totalitárias foram vitoriosas a princípio, até a virada da maré em favor dos aliados, em 1942, na Batalha de Midway, no Pacífico. Mas o embate permaneceria feroz no deserto africano, na gélida Stalingrado, na Rússia, e nas águas do Atlântico.
Episódio 06: Segunda Guerra Mundial (Parte 3) e Dia D - O desembarque na França
Duração: 103 min (Aproximadamente)
Tamanho: 4.09 GB
Sinopse: Em maio de 1944, Inglaterra e Estados Unidos decidem abrir um segundo front na Europa para dividir a atenção de Hitler, então com boa parte de seus recursos mobilizados contra Stalin. O local mais apropriado para instalar o novo foco de combate era a costa da França, na Península de Cotentin, na Normandia. Na madrugada de 6 de junho, os primeiros paraquedistas americanos pisaram em solo francês. Às 6h30 desse mesmo dia, as primeiras unidades da infantaria americana encararam a forte resistência alemã. Às 15h, os alemães contra-atacaram. Começava o mais longo dos dias.
Episódio 07:  Êxodo - O Nascimento de Israel
Duração: 54 min (Aproximadamente)
Tamanho: 3.01 GB
Sinopse: O holocausto na Segunda Guerra Mundial apressou a realização do que, havia décadas, era uma utopia do povo judeu. O retorno à Terra Santa. Duas ondas migratórias antecederam o chamado Grande Êxodo, a partir de 1945. Quando levas de sobreviventes do nazismo se estabeleceram na Palestina. Com o fato consumado, o plano de divisão do território entre árabes e judeus foi aprovado pela ONU, em 1947. O Estado de Israel foi criado em 1948, e a decisão fez eclodir uma guerra com países da Liga Árabe. A região jamais encontrou o caminho da paz.
Episódio 08:  Gandhi - Fim de Um Império
Duração: 52 min (Aproximadamente)
Tamanho: 2.91 GB
Sinopse: No começo do século XX, a Índia, uma das Colônias Britânicas mais relevantes para sua Majestade, vivia uma fase de crescente insatisfação com a arrogante presença inglesa no país. Em meio a essa efervescência surgiu Mohandas Karamchand Gandhi ou, como seria imortalizado posteriormente, Mahatma Gandhi, um homem franzino que desafiou um império com desobediência civil e não-cooperação pacífica. Foram anos de jejuns, marchas e manifestações desconcertantes. O mundo nunca tinha visto um movimento assim...
Episódio 09:  Budapeste - Comunismo com Tanques
Duração: 52 min (Aproximadamente)
Tamanho: 2.87 GB
Sinopse: Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o redesenho da Europa na Conferência de Yalta, o comunismo se estabeleceu na Hungria. A dureza do regime, porém, criou uma onda de descontentamento que se materializou em uma insurreição, iniciada em 23 de outubro de 1956, em Budapeste. A URSS já não estava sob o comando de Stalin, morto em 1953. Mas o stalinismo ainda estava suficientemente entranhado no aparelho repressivo soviético para massacrar o movimento civil. A semente da liberdade, porém, havia sido plantada. Não demoraria para que Tchecoslováquia e Polônia também desafiassem Moscou. Num claro sinal de que, cedo ou tarde, a Cortina de Ferro se abriria.
Episódio 10:  De Gaulle - A França No Mundo
Duração: 57 min (Aproximadamente)
Tamanho: 3.13 GB
Sinopse: Depois de liderar a resistência francesa contra os invasores nazistas na Segunda Guerra Mundial, Charles de Gaulle desponta como líder do Governo Provisório com grande popularidade. Era o primeiro passo da trajetória política do homem que se tornaria um dos grandes estadistas do século XX. Com uma gestão forte, nacionalista e conservadora, ele reergueu a economia de seu país e restabeleceu o poder político da França, na Europa. Seu legado permanece vivo e sua história se tornou patrimônio do pensamento político contemporâneo.
Episódio 11:  Extremo Oriente - Últimos Imperadores
Duração: 54 min (Aproximadamente)
Tamanho: 2.98 GB
Sinopse: Os dois milenares e tradicionais impérios do Oriente, China e Japão, enfrentaram mudanças políticas radicais no século XX. Guerreando entre si por anos, experimentaram perdas de toda ordem. Não bastasse, o Japão entrou em choque com democracias capitalistas na Segunda Guerra Mundial. Já a China, se viu confrontada com o comunismo, a que aderiu mais tarde. Para as populações de ambos os países, mudar era um imperativo da História. Ou os orientais aprendiam a fazer concessões e a conviver com novos regimes, ou seu fim seria melancólico - como, de fato, foi para extensas linhagens, representantes da nobreza de tempos que jamais retornariam.
Episódio 12: Kennedy - Sonho Americano
Duração: 58 min (Aproximadamente)
Tamanho: 3.20 GB
Sinopse: O século XX testemunhou a ascensão política e econômica dos EUA, reforçada durante e após a Segunda Guerra Mundial. Como defensor da democracia e do capitalismo, o país imprimiu seu ritmo ao mundo graças também a seus presidentes, seja por meio das realizações inspiradoras de Franklin Delano Roosevelt, seja pelo carisma e talento de John F. Kennedy. A curta presidência de Kennedy traduziu o momento brilhante pelo qual a América passava, em anos marcados por muito idealismo, entusiasmo, elegância, cultura e poder. Sua morte fortaleceu ainda mais o mito americano.
https://pastebin.com/GXg2s8hA

5 comentários:

  1. Excelente matérial, vou já começar a baixar.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Cultura... História (não a do falido History Channel! [kkkk])... Conhecimento... nunca é demais os ter!
    Não baixei nenhum destes DVDs ainda (o que farei em breve!), mas só a proposta do pacote e a sua disponibilidade por cortesia do uploader já merecem este comentário e agradecimento!

    ResponderExcluir
  3. wow!! gran coleccion!! muchas gracias!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente coleção Ferrari, parabéns e muito obrigado a você e aos que fazem o BLOGDOTEIMOSO.

    ResponderExcluir