quarta-feira, 19 de julho de 2017

A general (1926_The general) DVD-R

Up by Fedrigo

Gênero: Comédia
Ano de lançamento: 1926
Áudio: Mudo + Legendas
Duração: 89 minutos
Tamanho: 4,19 GB
Extensão: ISO
Sinopse: Primeiramente não se assuste! O título acima não apresenta nenhum erro de concordância.
"A GENERAL" foi assim denominado, pois se refere a uma locomotiva.
Esta é a obra-prima de Buster Keaton (1895-1966), um dos maiores comediantes do cinema inventivo, para muitos, melhor até que Chaplin.
Decididamente Keaton era mesmo mais criativo, original e nada sentimental.
Acrobata perfeito e ligeiramente modesto, apenas co-assinava seus filmes (perfeitos na colocação de câmera, no sentido de extrair um maior efeito humorístico).
A história ocorre durante a Guerra da Secessão, Buster quer se engajar nas tropas sulistas, mas, ao invés de trajar um uniforme, continua a conduzir a locomotiva "General" em missões perigosas, logo depois de roubá-la do inimigo.
Sempre tirando proveito de sua "cara de pau" (ele era conhecido como "o homem que nunca ri" devido a sua expressão imutável), Buster denuncia com humor o absurdo da guerra e do processo mecânico, enfrentando impassível todos os cataclismas.
A trama foi inspirada num caso real de guerra, onde um mecânico sulista realizou um feito parecido.
Com imagens esplêndidas, o filme atinge um clímax espetacular, jamais produzido para uma comédia.
Extras:
Má sorte - 1921 (22 minutos)
Uma semana – 1920 (22 minutos)
Informação complementar
Filmografia de Buster Keaton
Outros filmes da coleção VideoFilmes
Diretor: Buster Keaton, Clyde Bruckman
Elenco: Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender, Jim Farley, Frederick Vroom, …
Nota: Informações baseadas da capa do DVD e/ou da Internet. Qualquer erro favor nos informar. Obrigado.


2 comentários:

  1. Olá! Confesso minha total ignorância na história e técnicas usadas no período inicial do cinema. Sim, assisti a alguns filmes dos anos finais do século 19 (inclusive de uma série de DVD's aqui do blog - The Movies Begin) e início do 20 (Chaplin, O Gordo e o Magro, O Gabinete do Dr. Caligari, Nosferatu, O Encouraçado Potemkin, Metropolis, King Kong etc...) mas nunca deixo de me surpreender com a capacidade e qualidade das filmagens já dessa época.
    É o caso deste filme - A general. Deliciei-me e me surpreendi pelos "timings" das ações (será que tiveram que voltar e regravar muitas vezes, ou só contaram com a direção e a qualidade inquestionável do protagonista?), pela quantidade de figurantes e, até, pelo que fizeram com uma locomotiva (quando passava por uma ponte!)
    Talvez os experts até digam que não há nada de surpreendente, mas é exatamente nesse momento que eu agradeço o fato de não ser um desses especialistas e poder curtir o filme em toda a sua exuberância.
    Eu não copiei este DVD, mas é um filme que vale a pena ser visto nem que seja para ter ideia do que já se podia fazer em 1926!
    Obrigado por disponibilizar este título e por me deixar um pouco menos ignorante! Abraços.

    ResponderExcluir